Dogue Alemão

Great Dane

O Dogue Alemão, também conhecido como Dinamarquês, grand danois ou como grande ou Gigante Dinamarquês é uma raçacanina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali. Hoje em dia é comumente criado para a guarda e a companhia.

Dogue Alemão (1)O dog alemão está entre nós há séculos. Há divergências sobre sua origem. Alguns afirmam que ele veio da Dinamarca, o que explica o nome que a raça recebe em certos países: dinamarquês ou grande dinamarquês. Outros, afirmam que é uma raça alemã da região de Württemberg. A Federação Cinológica Internacional opta pela segunda hipótese. O dog alemão, embora a princípio fosse utilizado para a caça, era também criado para a proteção de propriedades (cão de guarda).
A mais antiga referência a um cão com as características físicas do Dog Alemão remonta a 1000 a.C., em escritos chineses. Acredita-se que ele seja descendente dos antigos molossos do Império Romano. Na Idade Média, era usado na caça ao javali e como cão de companhia e guarda pessoal.

E apesar de também ser conhecido como Dinamarquês, o Dogue Alemão não é originário da Dinamarca, mas da Alemanha.

Em 1863, foi exibido em Hamburgo o primeiro Dogue Alemão similar ao que hoje conhecemos. Ele era resultado de cruzamentos realizados entre Mastiffs, incentivados por Bismark, chanceler alemão e profundo interessado na raça. Em 1876 foi proclamado o cão nacional da Alemanha, daí o nome Dogue Alemão. O padrão oficial da raça foi oficializado em 1891.

As cores do Dogue Alemão formam três grupos, chamados de variedades, e os cruzamentos só podem ocorrer dentro de cada variedade. São elas:

* Dourado e tigrado

* Azuis e pretos de azul

* Arlequins e pretos de arlequim

Dogue Alemão (2)Dourado: cor castanho dourado-claro ao castanho dourado-escuro, podendo ter ou não o focinho (máscara) preto, sendo esta uma característica desejável.

Tigrado: cor de fundo indo do castanho dourado-claro ao castanho dourado-escuro, com faixas pretas bem definidas. Também pode ter a máscara negra.

Azul: cor azul-aço, sem qualquer sinal de outra cor. Podem ter os olhos mais claros.

Preto: cor preta brilhante. Pode ter mancha branca no peito, dedos e ponta da cauda.

Arlequim: cor de fundo branco, com manchas pretas irregulares. Pequenas manchas cinzas ou amarronzadas são toleradas.

Mantado (boston): preto com o focinho, o pescoço, linha sobre a cabeça que liga o focinho ao pescoço, o peito, o ventre, as patas e a extremidade da cauda brancos. O mantado é, na verdade, uma variação do preto, pertecendo à variedade dos arlequins.

Merle (não reconhecida oficialmente): A pelagem tem o fundo cinza e manchas pretas. Esta cor não é reconhecida pela FCI, sendo considerada um falta eliminatória.

Os cruzamentos entre cães de variedades diferentes, incluido os dois tipos de negro, podem gerar cães de cores não reconhecidas.

Acasalamentos permitidos:Familial

Arlequim X Arlequim
Preto de Arlequim X Preto de Arlequim
Mantado X Mantado
Arlequim X Preto de Arlequim
Arlequim X Mantado
Preto de Arlequim X Mantado
Azul X Azul
Preto de Azul X Preto de Azul
Azul X Preto de Azul
Dourado X Dourado
Tigrado X Tigrado
Dourado X Tigrado

Recebem a classificação de “Exemplares Inaptos para Reprodução”,mesmo que sejam provenientes de acasalamentos corretos os exemplares Merle (cinza-rato),Porcelana (arlequim com manchas azuis, cinzas, douradas ou tigradas).

O famoso Scooby-Doo da Hanna-Barbera é um dogue alemão, mas curiosamente, não existem exemplares de dogue alemão com as cores do Scooby Doo, ou seja, castanho com manchas pretas. Também aparece um exemplar dourado numa antiga banda desenhada Marmaduke, que se estreou recentemente como filme.

Dogue Alemão (8)

Algumas Imagens desta raça magnifica em breve aqui no blog muitas mais fotos da raça continuem acompanhando logo em uma quarta feira aparecerá.

1019160250_eb9885fe2e dogue-alemao Dogue Alemão Dogue Alemão (1) Dogue Alemão (2) Dogue Alemão (3) Dogue Alemão (4) Dogue Alemão (5) Dogue Alemão (6) Dogue Alemão (7)  Great Dane Dogue Alemão (10) Dogue Alemão (11) Dogue Alemão (12) Dogue Alemão (13) Dogue Alemão (14)

fonte: Portal São Francisco / Wikipedia / Dog Alemão


Gostou? Então ajuda a divulgar no facebook é rapidinho.

Blog Widget by LinkWithin

4 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

Ola eu gostaria de saber como eu consigo um filhote de raça do Dogue Alemão, obrigada!

Anônimo disse...

ola, tenho uma dog, e ela é unica na cidade onde moro,entao estou optando pela inseminação artificial, alguem sabe de algum lugar de credibilidade que venda o semem de um macho preto ou azul...desde ja muito grato

Anônimo disse...

Boa noite moro no interior do estado do espírito santo mais precisamente em Nova venécia como faço para adquirir um dog alemão amarelo pode ser um casal.....

Anônimo disse...

Eu estou procurando um dog alemão macho para adotar de qualquer cor. Cel:038 99944109 e-mail: barbaradog12@gmail.com
moro em são gomçalo do abaeté, perto de patos de minas.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.