Cães Suas Origens !!

Cão Ou Cachorro (Canis lúpus familiaris) talvez seje o animal mais antigo a ser domesticado pelo ser humano. Há algumas teorias de tudo começou na domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos asiáticos há cerca de 100.000 anos.480px-Canis_lupus_laying


As origens do surgimento do cão doméstico baseiam-se em suposições, por se tratar de ocorrências de milhares de anos atrás uma das teorias sugere que cerca 20% das raças encontradas atualmente surgiram há 10 000 anos no Oriente Médio, segundo estudo que envolveu 36 cientistas da Universidade de Califórnia e foi publicado na revista Nature em 18 de março de 2010. Uma das evidências está baseada em achados arqueológicos, já que foram encontrados cachorros enterrados com humanos. O surgimento teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos humanos pré-históricos, alimentando-se de restos de alimentos ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadores-colectores. Os seres humanos perceberam que havia certos lobos que se aproximavam mais do que os outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles davam alarme da presença de outros animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para esses acampamentos humanos, na tentativa de serem criados ou domesticados.
Com o passar do tempo, os animais que, ao atingirem a fase adulta, se mostravam ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes ao ser humano, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda do acampamento. Isto levou eventualmente à criação dos cães domésticos.
800px-Dom_dramaturga
Exemplar em Pompeia: mosaico romano com o aviso Cave canem ("Cuidado com o cão") era um motivo popular nas vilas romanas.
Deste modo, postula-se que muitas das características dos cães, como a lealdade ao dono e o instinto territorial e de caça, foram herdadas do comportamento em alcateia característico do lobo. Diz-se também que a importância do cão para o ser humano possa ser muito maior do que imaginamos. Ou seja, com o mesmo a auxiliar na caça e a vigiar acampamentos, o ser humano teve oportunidade de desenvolver a fala, entre outros atributos e superar o robusto Homem de Neanderthal
Os cães aparecem em pinturas pré-históricas de cavernas, em cenas de caça. Através da Arqueologia, foram encontrados inúmeros objetos com cães como motivos decorativos, tais como cabos de faca entalhados com o desenho de um cão com coleira.
Na Mitologia egípcia do Antigo Egito, os cães também eram mumificados para a representação de Deuses. Neith, esposa de Rá, é a deusa da caça que abre os caminhos, que tem por animal sagrado o cão.
As diferenças entre as raças de cães já eram aparentes na Antiguidade. No Império Romano, os grupos caninos já tinham as suas características básicas similares às de hoje. Molossos, spitzs, pastores, entre outros já eram selecionados por suas aptidões e estrutura. Foram encontradas placas nas casas de Pompéia, com a inscrição cave canem (cuidado com o cachorro), explicitando que os cães já eram utilizados por aquele povo como guardiões, denotando a sua diversidade funcional.
Desde a Idade Média, a imagem do cão encontrou lugar de destaque nos brasões de grandes famílias e também na heráldica.
Com o tempo o ser humano vem fazendo uma seleção artificial dos cães pelas suas características físicas e comportamento. O resultado de tudo isso foi a grande variedade de raças que temos hoje que é em torno de 800 raças que são classificadas em diversos grupos e categorias. Os RSD mais conhecidos com vira-latas recebem esse nome por não conter uma raça definida ou são descendentes de diferentes raças.
O cão é um animas social que na maioria das vezes aceita seu dono como o “chefe da matilha” e possui varias características que o tornam muito útil para o ser humano, como o olfato e audição, é ótimo caçador e corredor veloz. Muito inteligente é relativamente dócil e obediente ao ser humano com uma boa capacidade de aprendizagem, sendo assim o cão adestrado executa varias tarefas uteis ao ser humano como caça, pastorear rebanho, guarda, proteção pessoal, farejar objetos, resgatar vitimas de afogamento, soterrados, guia de cegos, puxar pequenos trenós e como companhia. Estes são alguns dos motivos o porquê o cão recebe o titulo de melhor amigo do homem. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre as espécies distintas quanto a do ser humano e o cão.

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.