Adestramento



O Adestramento de cães é o treino dos mesmos para se obter o controle do seu comportamento e obediência.
No adestramento básico, ensina-se ao cão alguns comandos necessários para uma obediência simples e inicial para quaisquer outros adestramentos, excetuando-se, segundo alguns adestradores o adestramento de faro, que em alguns casos e, dependendo da finalidade, não se utiliza o adestramento de obediência. Seguem abaixo os comandos básicos a serem ensinados ao cão:
Senta: Comportamento natural do animal que estabelece controle do cão e obediência
Deita: Deitar sob comando estabelece controle do cão e hierarquia da matilha, uma vez entre o comportamento de deitar entre os cães significa submissão
Aqui: Comando utilizado para o animal se aproximar de seu proprietário ou condutor e se sentar
Junto: Comando dado para que o cão ande ao lado esquerdo do condutor, utilizado para conduzir o cão num passeio ou em qualquer outra situação em que se deseja o controle do animal
Fica: O cão fica no lugar onde foi deixado e na posição em que foi ordenado (sentado, deitado, etc), só saindo do comando após ser autorizado pelo proprietário através de outro comando.
PORQUE É IMPORTANTE ADESTRAR MEU CÃO?
Quando adestramos um cão estamos na verdade ensinando a obedecer, fazendo com que ele associe obediência a uma recompensa. Da mesma forma fazemos com que ele associe desobediência com algo negativo.
Além de estimular o cão a obedecer, o adestramento também nos ensina como mostrar ao cão quais os comportamentos que gostamos, e que, portanto, queremos manter, e quais nós não aprovamos, e queremos eliminar.
Desta forma, quando temos um cão adestrado temos um cão comportado e agradável.
COM QUE IDADE DEVEMOS COMEÇAR A ADESTRAR UM FILHOTE?
Quanto mais cedo começamos a adestrar um filhote, mais cedo será seu aprendizado. Portanto, a melhor época para começar um adestramento é quando o filhote já tiver tomado todas as vacinas e tiver sido liberado para sair na rua.
Se o proprietário quiser começar o adestramento antes disso, o adestramento deve ser feito dentro de casa, pois o filhote não estará devidamente imunizado para sair nas ruas, podendo pegar várias doenças perigosas.
EXISTE UMA IDADE LIMITE PARA UM CÃO APRENDER?
Da mesma forma que um humano, um cão também passa por fases de desenvolvimento e amadurecimento até tornar-se adulto. O ideal é que se comece o adestramento antes da adolescência dos cães, que nas raças pequenas e medias começa aos 12 meses, e nas raças maiores começa dos 14 a 18 meses. Quanto maior a raça, mais tarde ele se tornará adulto.
Quanto mais maduro o filhote, menos suscetível ele estará em aceitar a liderança do proprietário, pois já terá desenvolvido uma série de vícios de comportamento, e principalmente, uma forma de relacionamento com seu dono. Justamente esses vícios são os mais difíceis de corrigir, pois são vícios tanto do dono quanto do cão.
Portanto, quanto mais velho for o cão quando começamos um adestramento maior deve ser a intensidade e a frequência do treinamento, porque neste caso, temos que "correr contra o tempo".
Dicas De Adestramento:::

  1. Não use a palavra "não" a toda hora
  2. Evite dar “bronca” nos momentos em que o cão tiver dificuldades em relacioná-la ao comportamento errado que se quer coibir. Sem a certeza do motivo, o cão irá apenas se acostumar à “bronca”.
  3. Muitas vezes, ao fazer algo errado, o cão está apenas querendo chamar a atenção. Cair nessa “armadilha” (por exemplo, correr atrás do animal para retirar um retirar um objeto de sua boca) reforçará esse comportamento.
  4. Usar violência física como punição é um erro grave que levará o cão a desenvolver distúrbios comportamentais, como medo excessivo e/ou agressividade. Além disso, depois de estabelecida essa prática, tornam-se remotas as possibilidades de reversões futuras no quadro comportamental.
  5. Se, no entanto, a punição for inevitável, é imprescindível escolher o momento exato em que deve ocorrer. A melhor ocasião será durante a “intenção”, antes de o comportamento errado acontecer; ou ainda quando o comportamento errado está acontecendo, sendo ideal torná-lo desagradável ou sem graça. Depois de o comportamento errado ter terminado, a punição fica sem sentido. A melhor estratégia será então tentar provocar a mesma situação novamente para, aí sim, aplicar a punição.
Integre o adestramento no dia-a-dia
É importante integrar os comandos no convívio com o seu cão e exercitá-los ao longo do dia. Por exemplo, sempre que você for fazer carinho, peça para ele sentar, deitar, dar a pata etc. Se você reservar apenas 20 minutos do dia para praticar o adestramento, seu cão pode aprender a obedecer somente durante esse tempo.
Elogie seu cão
Pense no petisco como algo além de um alimento. Assim como o brinquedo, a comida ou o passeio, o petisco é um prêmio por ele ter sido obediente. Elogie o cão ao dar o petisco e ao ato dele comer. Com o tempo ele saberá que receber o petisco marca uma aprovação de seus donos e assim a recompensa terá um valor cada vez maior.
Mantenha recompensas em locais estratégicos
Petiscos e brinquedos devem estar sempre por perto, espalhados pela casa. Se você deixar essas recompensas apenas na área de serviço, por exemplo, o cão pode responder super bem nesse local e ignorar os comandos no restante da casa.
Mostre que você é o líder
Pode parecer estranho, mas o cão nos considera membro de sua matilha. Por isso, para ganhar respeito e confiança dele é fundamental que você assuma a liderança. Algumas dicas:
  1. Procure andar sempre à frente do seu cachorro. Se você perceber que ele se adianta, mude de direção até que ele perceba que deve prestar atenção em você
  2. Seja sempre o primeiro a entrar em casa ou passar por portas e portões
  3. Se ele pedir algo (como comida, petisco, passeio) sempre peça para ele executar algum comando antes. Assim ficará claro que é ele que está obedecendo, e não você
  4. Não seja violento com ele. Os cães costumam imitar os seus líderes, portanto ele pode passar a usar a violência com você quando quiser reafirmar sua posição



Font texto:::Cão Cidadão / Wikipedia / Cão Adestrado

    Blog Widget by LinkWithin

    0 Pessoa(s) Já Comentaram:

    Postar um comentário

    Comentários Que Não Serão Aceitos:
    Com Conteúdo Ofensivo
    Com Palavrões
    Etc.