Bichon Frisé!

bichon-frise-0037

Mediterranean_mapBichon Frisé, também conhecido como ‘Tenerife", tem uma origem bastante controversa e antiga. Parece ser consenso entre os historiadores que o Bichon tenha surgido nos países do Mediterrêneo, especialmente na Itália. Segundo estes cinólogos, o Bichon teria surgido a partir do cruzamento do Poodle com o Maltês.
Outras correntes, afirmam que o Bichon teria sua origem na ilha de Tenerife, pertencente ao arquipélago das ilhas Canárias na costa da Espanha. mapa_ilhas_canarias
Sua disseminação na Europa ocorreu por volta do século XV, quando passou a ser adotado pelas famílias reais. O rei Henrique III, adorador de cães pequenos e peludos, o adotou entre seus preferidos e tamanhos eram os ‘gastos’ com seus pequenos, que chegou a causar polêmica entre os demais membros da corte. Por sua influência, os bichons tornaram-se praticamente obrigatórios nas cortes européias, até Napoleão III, quando começou a decair na preferência da nobreza e, simultaneamente, atrair as atenções das famílias ‘comuns’.
Com a primeira Guerra Mundial, a criação foi severamente ameaçada e diante do risco de extinção, o Kennel Club Francês empreendeu grandes esforços no sentido de recuperar a raça, que foi reconhecida oficialmente em 1934 e internacionalmente apenas nos anos 70 (em 72 pela FCI e em 73 pelo AKC).
Bichon é um cão extremamente ativo, divertido e amistoso, sempre disposto à procurar agradar ao dono e estar em sua companhia. Expansivo e alegre, é muito sociável com pessoas e outros cães.
Por suas qualidades de cão de companhia, o bichon é muito usado como auxiliar em terapias humanas que envolvem a presença de animais. Seu tamanho e aspecto ajudam no relacionamento com os pacientes enfermos, que são estimulados pela sua aparência e docilidade.
20060324102655 O Bichon tem também um especial talento para travessuras, o que pode surpreender quem adquiriu o cão apenas por sua aparência. Apesar de adaptar-se muito bem a apartamentos, os Bichons precisam gastar sua energia em passeios diários. Mesmo sendo um cão de aparência frágil, aguentam facilmente longas caminhadas ao lado do dono.





No livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren, o Bichon está na 45ª posição entre as raças pesquisadas.(Para ver a lista completa de todas as raças
 clique aqui)
É absolutamente essencial que seja penteado diariamente para evitar a formação de nós. Os banhos podem ser também semanais e, se levados para a tosa em pet shops, é recomendável ressaltar que se trata de um Bichon e não de um Poodle e assim, precisa ser tosado de acordo com o padrão da raça.
A raça permite dois tipos de corte dos pelos, sendo que a mais comum no Brasil e nos EUA, ressalta o aspecto ‘arredondado’ do Bichon é chamada de Powderpuff.
O Bichon tem certa tendência à engordar, por isso, sua alimentação deve ser bem orientada pelo veterinário.
Pode ainda apresentar manchas avermelhadas ao redor dos olhos e embaixo do focinho, devido à acidez das lágrimas e saliva.
Costumam apresentar alguns problemas de pele e alergias, que devem ser tratadas com orientação do médico veterinário.


Imagens Da Raça::::::

17_1  Bachi bichon 572x1_1bichon frise bichon_frise_3 Bichon_Frise_600 Bichonfrise BichonFrise12 bichon-frise bichon-frise2 Bichon-Frise3 bichon-frise-0025 bichon-frise-0037 bichon-frise-0192 Bichon-Frise-310103735766 BichonFriseMaddie3 Bichon-frise-puppy BichonFriseWDN_Ap6D BichonSunny19months cup Cute-Bichon-Frise-Puppy-Dog Guia-Pet-2a4f85becf harvey_bichon_frise_02 harvey_bichon_frise_03 l_41507  Max_Bichon_Frise_01_jpg_w450 new-bichon-frise-barking-at-cat-36967 small_Bichon-Frise-Girls-Ready-Now-5099
fonte texto:Dog’s Times
fonte imagens:Google

Blog Widget by LinkWithin

1 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

tambem tenho um bichon, eu amo esta raca, muito amiga e companheira.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.