Dicas de Passeio!

dog_walking
Se passear e fizer as necessidades fisiológicas pelo caminho são atividades saudáveis para os animais, cabe aos donos remover os dejetos das ruas, providência obrigatória em cidades cada vez mais povoadas por animais domésticos e saturadas por problemas ambientais de variadas origens. Limpar a caca do seu bichinho é uma atitude de cidadania.
site_vamos passearO ideal é levar o cão de estimação para passear, no mínimo, entre duas a três vezes por dia. "Passeios diários, sempre", é o que aconselha o personal dog (nome inventado para o profissional que passeia com cães).
Uma das maiores atenções que o veterinário coloca em evidência é justamente a rotina do cão. "Cachorro feliz é cachorro com rotina. Se tiver horário para tudo, o bicho terá uma vida mais tranquila, sem estresses, pois saberá exatamente a hora certa que o seu dono chegará em casa e o pegará para dar uma volta".(Roberto Horn)
Assim como há exercícios especiais para pessoas da terceira idade, os cães idosos também necessitam de cuidados específicos. Cachorros com idade avançada, sedentários ou obesos, que não estão acostumados com atividades físicas, devem começar os passeios aos poucos. As distâncias percorridas devem ser ampliadas gradativamente, para que o animal se acostume à sua nova rotina. É importante, ainda, que estes passeios não sejam feitos entre as 11h e 15h, quando o sol está a pino.
Quanto aos filhotes, o ideal é que os primeiros passeios sejam curtos. Até então, o mundo para o cãozinho esteve resumido à casa de seus donos. Por isso, é normal que ele sinta medo do lado de fora. "Após a aplicação de todas as vacinas, as distâncias dos passeios devem ser aumentadas gradativamente. Na primeira semana, leve-o somente até a esquina. Depois de um tempo, comece a dar voltas no quarteirão e assim por diante", Os filhotes devem ser guiados sempre com coleiras. Nada de peitoral, pois pode prejudicar o desenvolvimento do filhote.
passeio-caoDicas para o Passeio:::
• Não saia com seu cão se ele não estiver com todas as vacinas, vermífugos e remédios antiparasitas (pulgas e carrapatos) em dia. As primeiras vacinas devem ser feitas até o 4° mês de vida.
•Se for agressivo, coloque focinheira de grade nele. As feitas em plástico dificultam o processo de transpiração do cão, que acontece pela boca (por isso a língua para fora), nariz e patas.
•Se for dócil, permita que cheire e entre em contato com outros cães e pessoas, porém respeite os direitos de quem não gosta de animais.
•Em longas caminhadas, leve um recipiente para que o animal possa beber água no final da caminhada, quando já estiver menos agitado.
•Respeite o limite do seu cão. Principalmente se for idoso, doente ou se estiver em período de gestação.
•Recolha sempre as fezes de seu cão, de preferência com um papel, por ser um material biodegradável.
•Evite sair com o animal em dias chuvosos. Orelha molhada pode causar otite.
•Deixe que seu cão cheire o que está ao seu redor. Isso faz parte de seu universo. Porém, tome cuidado para ele não abocanhar o que está cheirando.
Mas se seu cão é daqueles que te levam para passear veja alguma dicas::::
Canine education
Antes de tudo é legal saber que seu cão pode agir assim por dois motivos: dominância e ansiedade. É super normal o cão dominante procurar impor um ritmo e uma direção às caminhadas. Mas lembre-se que, você é o líder e durante o passeio também tem que deixar isso bem claro para o animal. Comece não deixando seu cachorro sair pelo portão antes de você, para ele já ir percebendo quem é que manda na situação.
O outro motivo, como mencionamos, é a ansiedade, neste caso para chegar logo à rua. Muitos cães simplesmente amam passear e é só você pegar a guia que já bate neles aquele desespero de sair logo.
Nesse caso, como o cão ansioso fica menos sensível aos trancos, pode ser preciso ser um pouco mais rígido, de início, para mantê-lo sob controle.
As Dicas::
Jogue um petisco no chão e trave a guia se o cão tentar pegá-lo. Quando ele agir da maneira correta, recompense-o. Logo ele começa a associar que se andar junto com você, ele não recebe o tranco e além disso ainda ganha guloseimas e carinho!
Quando ele já estiver respeitando bem o tranco, uma boa técnica é fazer percursos em zigue-zague. Com este truque, o cão passa a ficar mais atento em acompanhar seus movimentos, pois receberá um ‘tranquinho’ na guia caso tente ir para o lado errado.
Mas se seu cão não obedece mesmo com esses truques::
Uma maneira eficiente de repreender o comportamento indevido é espirrar um jato de água com uma substância amarga não tóxica na boca dele, sacudir uma lata cheia de moedas.
Veja um video explicando mais dicas para o passeio:::
     



Algumas Fotos de Passeio:::
3DCD77_1 7DE35E_1 26618560_1 34587532_1 2133515586_4dd87770fb 1903122009220444 Aparecida Petrowky-600x400-161009-aphotos1 article-1118722-0313A49D000005DC-189_468x328 cao6  img1383747 img2383741 modelo_foc_passeio passeando-com-o-bebe A02JAA  peppo  
texto fonte:::Jornal da Orla/Acemprol

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.