Doenças Caninas!!

Hoje vamos mostar duas doenças caninas muito perigosas para seu animal.cachorro

Erlichiose
O que é ?
A Erliquiose é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis.
Contaminação?
A transmissão entre animais se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado para um cão sadio, por intermédio do carrapato. O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo.erlichiose[1]
Sinais clínicos da doença?
Os sinais clínicos podem ser divididos em três fases: aguda (início da infecção), subclínica (geralmente assintomática) e crônica (nas infecções persistentes). Nas áreas endêmicas, observa-se freqüentemente a fase aguda da doença caracterizada por: febre (39,5 - 41,5 oC), perda de apetite e de peso, fraqueza muscular. Menos freqüentemente observam-se secreção nasal, perda total do apetite, depressão, sangramentos pela pele, nariz e urina, vômitos, dificuldade respiratória ou ainda edema nos membros. Este estágio pode perdurar por até 4 semanas e, ocasionalmente pode não ser percebido pelo proprietário. A fase subclínica é geralmente assintomática, podendo ocorrer algumas complicações tais como depressão, hemorragias, edema de membros, perda de apetite e palidez de mucosas. Caso o sistema imune do animal não seja capaz de eliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase crônica da doença. Nesta fase, a doença assume as características de uma doença auto imune, com o comprometimento do sistema imunológico. Geralmente o animal apresenta os mesmos sinais da fase aguda, porém atenuados, e com a presença de infecções secundárias tais como pneumonias, diarréias, problemas de pele dentre outras. O animal pode também apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), ou cansaço e apatia devidos à anemia.
Como a Erliquiose é diagnosticada?
O diagnóstico é difícil no início da infecção pois os sintomas são semelhantes a várias outras doenças. A presença do carrapato e a ocorrência de outros casos da doença na região, podem ser importantes para se confirmar a suspeita clínica. O diagnóstico pode ser feito através da visualização da bactéria em um esfregaço de sangue (exame que pode ser realizado na clínica veterinária) ou através de testes sorológicos mais sofisticados, realizados em laboratórios especializados.
Tratamento?
É utilizado o antibiótico conhecido como "DOXICICLINA" é considerado o principal medicamento no tratamento da Erliquiose em todas as suas fases.
Prevenção?
A prevenção da doença é muito importante nos canis e no locais de grande concentração de animais. Devido a inexistência de vacina contra esta enfermidade, a prevenção é realizada através do tratamento dos animais doentes e do controle do vetor da doença: o carrapato. Para tanto, produtos carrapaticidas ambientais e de uso tópico são bastante eficazes.
Raiva
O que é??
A raiva canina é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda.
Causador??
Causada por um RNA-vírus da família Rhabdoviridae do Gênero Lyssavirus.
Sintomas??
O animal vai começar a apresentar mudanças de comportamento como sialorréia, latido bitonal ou rouco, parando de comer e de beber água. A doença se caracteriza inicialmente por ansiedade, inquietude, desorientação, alucinações, comportamento bizarro e até convulsões
Diagnostico??
Para diagnosticar a raiva, o veterinário deve colher e armazenar corretamente as amostras do animal suspeito e encaminhar para exame histológico do SNC, provas sorológicas e a identificação do vírus.
Para conhecer mais sobre essas e outras doenças clique aqui e veja!!
Por essa e outras doenças vacine seu cão!!
FOT20090608094226

Blog Widget by LinkWithin

16 Pessoa(s) Já Comentaram:

Corrupta disse...

ola me salvemmmmm por favorr, meu cachorrinho esta morrendooooooooooo.... é suspeita de parmovirose .... recentemente um cachorro meu morreu disso... essa é filhotinho ainda... nem desmamou.. me ajudem por favor to desesperada

Anônimo disse...

me ajudem minha cachorra ta com alguns sintomas com perda de pelo e o local da perda de pelo fica vermelho depois fica roxo , e sencivel , a pele do local onde ela perde o pelo fica fina , me ajudemmmmmmmmmmmmmmmm

Unknown disse...

Olha acho que o melhor a fazer é levar o mais rápido possível no veterinário, sendo assim quanto mais rápido for diagnosticado mais rápido poderá acabar com esse problema.

Anônimo disse...

nunca deixem de vacinar seus caes pois eles podem, contrair uma dessas doença, aconteceu com o meu caozinho to sofrendo muito

ɗɑɳyɛʆɑ ɑʆɓuquɛʀquɛ disse...

Eu queria saber pq minha cachorrra parou de comer
se 5 anos de idade, emagrceu muito rapito, questão de tres dias. Ela ta com a pupila delata,arrepiamento dos pelos e ta com as patas de tras sem mecher me ajuda ai pelo amor Deus.

Anônimo disse...

Minha cadela de 11 anos morreu dia 15/08/11 levei ao veterinario mas nao teve jeito ela faleceu depois de 5 dias, sofri demais passei esses dias sem comer e dormir,ela era uma surper amiga o nome dela era Maia fiz de tudo pra conseguir salva-la.Cuidem de seus caes um dia quando ele se for vcs vao ver a falta que ele faz,parece que nos arrancaram um pedaco tudo me lembra ela,sinto muita saudades dela. Maia sempre vivera em meu coracao!

Anônimo disse...

Estou com um problema e preciso de ajuda. tenho um akita macho de 3 anos e meio e ele está com problema nas células do sangue. ele está com pancitopenia, isto é, baixa de todas as células sanguíneas (hemáceas, leucócitos e plaquetas), mas acho que o mais grave são as plaquetas. O mínimo normal são 140.000 plaquetas ele já está com 25.000 e sempre baixando. Não consegumos descobrir o que é. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.
karin@fag.edu.br
Abraços

Anônimo disse...

tenho uma labradora é ela ficou com o rosto todo inchado,foi medicada com anti-alergico mas no decorrer dos dias ela piorou e começou a ter rigides.hoje ela não conseghue dobrar a pernas.foi feito um exame de sangue para ver se não era tetano mas deseram que não.o diaguinostico é que ela teve uma reação da vacina anti-rabica.porem outro veterinario disse que não é que era tetano e que tetano não aparece em exame! o que eu faço só o que todos dissem é que ela vai morrer!!! ela tem 4 meses.
se alguem tiver uma ideia do que ela tem! meu email é tamiresoliveiramartins@yahoo.com.br

Anônimo disse...

MEU CACHORRO SAIU UM MONTE DE VERRUGAS NA BOCA.O VETERINÁRIO QUE LEVEI DISSE QUE Ñ TEM REMÉDIO.ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR NESSA DÕENÇA

Anônimo disse...

olá, ja gastei em dois meses mais de dois mil reais com minha cachorrinha com medicamentos e exames, ela precisa de uma cirurgia urgente, infelizmente n posso mais arcar com estes gastos, a conclusão do exame foi "carcinoma de céluas escamosas com moderado grau de diferenciação" alguem pode me ajudar indicando um veterinario q possa fazer esta cirrugia bem barato, não posso e não tenho como pagar esta cirurgia ja gastei muito com ela. por favor me ajudem mandar e-mail gmmalvezzi@ig.com,br

Anônimo disse...

me ajudem minha cachorra de raça piqueinês teve 6 filhotes, destes, um nasceu com a cabeça maior, ela se comportava normalmente, mas agora passados 45 dias ela late de mais e o latido dela é um latido de dor como se ela tivesse um tumor ou algo na cabeça, a cabeça dela está grande quando coloco ela no colo ela acalma um pouco e fica soluçano e latindo até dormir estou com muita pena dela , minha vizinha disse que pode ser um tumor, me ajudem abrç email didiowillian@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho um beagle de 2 anos e meio e foi diagnosticado com pancreatite exocrina com 3 meses de vida, desde então começamos à trata lo com medicamento e ração especial, "Digestive Low Fat", só q nestes dois anos ele tem tido algumas crises, tais como dores, diarréia e sangue nas fezes, gostaria de saber se ele tem pouco tempo de vida, pois hoje ele esta com crise e fico com muita dó dele, e apesar de tratarmos dele, ele não tem o corpo como um beagle da idade dele, todos que veem ele pergunta se ele ainda é bebê, ele tambem solta muito pelo, uma quantidade muito grande, não sei o que fazer, pois não quero que ele fique sofrendo, será que o melhor seria sacrificá lo, acho que não teria coragem, mas é muito triste ver o sofrimento dele, por favor me ajudem, preciso de um conselho o mais breve possível, se alguém estiver passando pela mesma situação que eu, por favor me responda, a veterinária que fez os exames nele disse que ele já nasceu com essa doença, o que devo fazer?

Anônimo disse...

CASO RARO E ESTRANHO.
Alguns dias atrás meu shitzu amanheceu triste e sem fome ; encontramos vomito da ração que ele comeu na noite anterior por toda a casa. deixamos ele quietinho conforme o veterinário pediu. saimos para ir ao mercado e quando voltamos ele havia soltado muito sangue (sangue preto e tb sangue puro ) pelo bumbum .alem de começar a vomitar sangue . ficamos desesperados e levamos ele na mesma hora para o veterinário interna-lo . ele estava com febre e bem debilitado. o vet aplicou soro nele e um remedio para controlar a febre. no outro dia de manha ele estava do mesmo jeito , aí levamos ele para um exame de raio X pra saber se ele não tinha comido nada estranho e não apareceu nada. fizemos tb um exame de sangue e deu um numero de plaquetas encontado foi de 27 mil (o ideal era no minimo 150 mil ) porem não apresentou anemia . ele continuou ruim até as 18 :00 horas quando o vet nos avisou que ele estava cego e com sequelas no sistema nervoso (ele tava quietinho e de repende balançava a cabeça e gritava ) . uma hora depois ele não parava mais de gritar e balanças a cabeça além de continuar soltando sangue puro pelo bumbum . (além do soro ele recebeu um remédio cujo nome termina com ferroso para auxiliar na cura da hemorragia . Nessa hora tivemos que seda-lo para ele parar de sofrer e acabou morrendo 1 hora depois . Ou seja ele morreu em aproximadamente 36 horas . O vet disse que ele tava com a doença do carrapato em um estagio muito avançado.(porem nunca percebemos nada de anormal nele) Apesar de achar o vet bom eu fiquei indignado com os sintomas apresentados e com a velocidade com que ele morreu . é possivel ele ter morrido por outro motivo ????

Unknown disse...

A tempos atrás quando eu morava em outra casa sempre acontecia algo parecido só que somente com filhotes, cães adultos não tinham nada. Todos os filhotes que ficavam comigo morriam de uma doença parecida ou ate mesmo essa,já os que eram doados sobreviviam, até hoje não sei que doença é essa, depois que me mudei minha cadela teve mais uma cria e nessa cria todos os filhotes sobreviveram. Certamente era alguma doença que estava no terreno.

Anônimo disse...

gostaria como faço pra tratar de carrapatos tendo minha cadela com filhotes de quase um mês?

Anônimo disse...

POR FAVOR, TENHO UM FILHOTE DE 6 MESES, ELE É PELUDINHO E QUANDO TINHA UNS 2 PARA 3 MESES TEVE UMA CARGA FORTE DE CARRAPATOS; DEI BANHO COM SABONETES PRÓPRIOS PRA ISSO, PULVERIZEI O QUINTAL E CONSEGUI ACABAR COM ESSA PRAGA MAS LOGO ELE COMEÇOU COM QUEDAS DE PÊLOS DE FORMAS CIRCULARES PELO CORPO TODO E ONDE CAIU O PÊLO FORMA UMA CASQUINHA CLARA E AGORA ESTÁ FORMANDO PEQUENAS FERIDAS E ELE NÃO TEM APETITE, PERDEU MUITO PESO E TAMBEM PAROU DE CRESCER. POR FAVOR ME AJUDEM EU NÃO SEI O QUE FAZER.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.