Parvovirose Canina!!

parvovirose2   
 A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.

DEFINIÇÃO E HISTORIA:
A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.
Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo fato destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.Ataca mais os cães jovens que os adultos, talvez pelo fato dos cães mais velhos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida
Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por verminoses ou outras moléstias, inclusive carenciais.
A doença é causada por um vírus classificado entre outros que atacam ratos, porcos, gado e o homem.No homem, a Parvovirose aparentemente combina com outros adenovirus, causando infecções do trato respiratório superior e dos olhos, nestes últimos causando uma conjuntivite. Devido tal circunstância, pode a doença ser classificada como Zoonose, por ser comum ao homem e ao cão.
Era desconhecida até o Verão de 1978 nos Estados Unidos, quando ocorreu de forma epizoótica( Doença com forte variação na sua ocorrência em períodos sucessivos, em varios animais ou determinada região), e dali espalhando-se rapidamente para o resto do mundo, atingindo inclusive o Brasil, onde hoje existe de forma enzoótica (Doença de ocorrência estável em período sucessivos, em varios animais ou determinada região).
Parvovirus_in_Blood
CONTAMINAÇÃO:
A parvovirose canina tem nas fezes contaminadas sua fonte primária de infecção. A contaminação se dá por meio do solo, da água, alimentos e até por meio dos sapatos de pessoas que tenham acesso ao vírus nas ruas.
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico deve ser feito também através de exames laboratoriais, pois existem algumas verminoses e intoxicações que podem ser confundidas com a parvovirose, se muito intensas.
Uma vez diagnosticada a Parvovirose, o animal doente deve ser isolado de outros animais e mesmo do homem, afim de impedir a propagação do mal.
PREVENÇÃO:
Para a prevenção da virose existe vacina especificamente preparada por cultura do vírus em ovos embrionários, vacinas essas que conferem imunidade satisfatória, sendo tais vacinas classificadas como de vírus vivo atenuado por passagem em meio de cultura.Animais que tenham tido contato recente com animais enfermos da doença (e que não tenham sido vacinados na época própria), poderão receber o Soro Hiperimune (gamaglobulina), como medida profilática que pode evitar seja a doença instalada nesses animais.
TRATAMENTO
O tratamento dos cães acometidos deve ser feito na clínica veterinária e consiste basicamente na aplicação via parenteral e mesmo oral de soluções isotônicas de sais minerais, glicose e vitaminas ajudando assim na recuperação do animal e prevenindo sua desidratação pelos vômitos e diarréias que são freqüentes e profusos, durante a evolução da doença. Antibióticos devem também ser administrados para prevenirem ou combaterem as infecções secundárias que se associam à virose, não tendo entretando, qualquer ação contra o vírus causal. Antieméticos e antiácidos também são usados na recuperação do animal.
O tratamento, como no caso de outras viroses, visa dar suporte aos animais para que eles consigam reagir. O período de incubação pode chegar a 12 dias e o animal que sobreviver à doença ficará imunizado temporariamente.
gcao0011_1 parvovirose1 
texto fonte:Saude Animal / Amo Pets / Center Vet

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.