Os cães de raças menores tendem a envelhecer mais devagar, devido ao seu metabolismo. Neste casos, é comum que eles cheguem à terceira idade entre 9 e 13 anos. Ao passo que um cão de grande porte envelhece dos 6 aos 9 anos. Mas, de maneira geral, pode-se dizer que um cão começa a envelhecer aos 7 anos de idade.
Algumas Doenças Que Ocorrem em Cães Idosos::::
Temos a insuficiência renal crônica, a insuficiência hepática, diabetes, câncer e insuficiência cardíaca. As primeiras podem ser diagnosticas por meio de exames de sangue e urina. O câncer, através de palpação ou radiografias e a insuficiência cardíaca é diagnostica através de auscultação, radiografia ou eletrocardiogramas.
Cuidados:::::
Com o passar do tempo a visão e a audição deterioram-se. Nesta altura, evite mudanças radicais do mobiliário, hábitos e horários. O animal adapta-se perfeitamente a mudanças graduais, mas se forem súbitas, podem causar um profundo stress e aumentar o risco de doenças. Portanto, caso você precise fazer uma reforma na sua casa, deixe seu cão longe da bagunça e se puder, mude os móveis aos poucos e sutilmente.
Se os cães sempre foram acostumados a atividades específicas - como ir às exposições, frequentar parques, fazer truques e brincadeiras - é importante que continue podendo exercê-las mesmo depois de certa idade. As brincadeiras como correrias e jogos de bola, normalmente devem ser adaptadas à terceira idade. Não é preciso parar de jogar a bolinha para o seu cão, mas talvez seja prudente jogá-la mais perto e menos vezes.
Com a idade eles começam a perder os dentes e a desenvolver mau hálito.
Quanto mais cedo você cuidar dos dentes de seu cão, mantendo-os limpos e livres do tártaro, menor será a possibilidade dele vir a ter problemas bucais.
As gengivites também se tornam mais comuns com a idade, dificultando a alimentação.
Um cão idoso com deficiência de visão deve ser auxiliado para se adaptar ao seu novo estilo de vida. Consultar o veterinário é importante para avaliar a extensão do problema de seu cachorro. Você pode ajudar o seu amigo avaliando as condições do ambiente e ajustando-as para melhor comodidade dele.
O seu velho amigo provavelmente terá dificuldades na audição. Ele não atenderá com a mesma freqüência de antes aos seus chamados, parecendo não estar lhe escutando.
A artrite pode fazer com que um cão idoso tenha dificuldades em fazer certos movimentos. Por exemplo, quando ele tenta se levantar e não consegue, principalmente quando em repouso por um longo período. Ele também pode começar a mancar enquanto caminha, necessitando de auxílio para entrar e sair de veículos e para subir escadas. Isso não significa que ele não poderá praticar exercícios, essenciais para o animal nessa fase da vida.
À medida em que o seu cão envelhece ele terá a necessidade de se aliviar com maior freqüência. Em alguns casos, o cão pode desenvolver uma incontinência urinária, sendo necessário forrar a cama dele com plástico ou material lavável. Manter um ambiente favorável para o seu cão idoso é muito importante.
É um dos maiores riscos à saúde no cão. A tendência dos animais idosos de engordar é o resultado da mudança no metabolismo, ao mesmo tempo em que o nível de atividade deles diminui. A obesidade não é um sinal de saúde, ao contrário, é bastante perigosa para as articulações, coração e outros órgãos do cão idoso.
Com a idade avançada, os problemas de pele começam a aparecer devido à diminuição da elasticidade e o aumento do tempo para cicatrização de cortes e feridas. A queda de pêlos aumenta devido ao enfraquecimento dos folículos pilosos. O sistema de defesa da pele diminui permitindo o aparecimento de tumores.
Seguem as necessidades energéticas considerando a idade e mostrando com que idade cães são geralmente considerados velhos:
Cães pequenos: Considerados velhos aos 9-10 anos de idade. Precisam de 100 a 560 calorias diárias, de acordo com o tamanho.
Cães de porte médio: Considerados velhos aos 7-8 anos de idade. Precisam de 1.120 calorias diárias, de acordo com o tamanho.
Cães grandes (25-50 Kg): são considerados velhos com 7-8 anos de idade. Precisam de 1.120 a 1.880 calorias diárias, de acordo com o tamanho.
Cães gigantes (50 Kg ou mais): são considerados velhos com 5-6 anos de idade. Precisam de 1.880 calorias diárias ou mais, de acordo com o tamanho.
OBS: É preciso consultar o veterinário sobre quantas calorias seu cão idosos precisa ingerir diariamente
Mais Sobre Cães Idosos / Mais Cuidados Com Seu Cão
Fonte: Nutriara / Dog Times / Jornal Vale Paraibano
Cães Idosos!!
Por Unknown
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Pessoa(s) Já Comentaram:
Tinha 2 cães, apanhei os 2 da rua, andavam já juntos na rua,e como sempre gostei de cães comecei a dar-lhes de comer, comoçaram todos os dias aparecer em mh casa para comer, e eu todos os dias lhes dava, um dia um dele teve uma doença de pele e começou a ganhar grandes feridas no corpo todo, peguei nele e levei-o ao vet, como eram 2 e andavam sempre juntos, peguei no outro também, para não ficar sozinho,um deles já morreu, os rins pararam de funcionar e tive de ir ao vet abate-lo, chegou aos 15 anos .. foi um dia muito triste,o que ficou hoje tem 17 anos e vai a caminho dos 18, apesar de estar cego de um olho e ter problemas nas articulações, come bem, bebe bem e vai a rua pelo menos 3 x por dia, sendo a volta maior a da noite. É de porte-médio, tem 14 kg, é raçado de manchester terrier, hoje foi ao vet e descobri que tinha uns tumores no figado :(... já não deve durar muito mais...São os melhores animais que existem, melhores que o ser humano, e é realmente triste não durarem muito tempo. Dispensava 20 anos da minha vida,se pudesse, a cada um deles. São excelente companheiros e amigos, e para mim são tão minha familia como os meus irmãos. Pena ter de os ver a partir :´(
Uma vez escutei a seguinte frase: "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos meus cachorros". Concordo plenamente e absurdamente com essa pessoa.
Postar um comentário
Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.