Cinomose!!

Botão-campoanha-Merial-e-WSPA-Brasil_219_tcm28-146932
Cinomose!!!!virus_cinomose
É uma doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo ocular e nasal. É encontrado também no sangue circulante do enfermo durante sua evolução, determinando vários sintomas abaixo descritos. O vírus tem boa resistência em baixas temperaturas. Já, temperaturas acima de 60ºC o destrói em 30 minutos. Desinfetantes do tipo do Lisol na concentração de apenas 1 % o destrói rapidamente. É uma das mais freqüentes enfermidades dos cães, principalmente de animais jovens em seu primeiro ano de vida. Podem também se infectar animais mais velhos que por alguma razão não tenham sido imunizados anteriormente com vacinas próprias, ou que por alguma doença tenham tido sua resistência debilitada e se tornado presa fácil para essa infeção.
Formas de Clinicas!
Existem 4 formas clinica de cinomose,a pulmonar,a digestiva,a nervosa e a cutânea.
Pulmonar:Inflamação da faringe e laringe provocando tosse, assim como da traquéia e dos próprios pulmões, ocorrendo pneumonia.
Digestiva:O aparelho digestivo é o predominantemente afetado, com vômitos e diarréia, de início serosa para se tornar hemorrágica e purulenta em seu final.
Nervosa:Predominantemente sinais nervosos, com sintomas típicos de encefalite, como convulsão. Ocorre ainda contração localizada de um músculo ou grupo de músculos (tiques, espasmos), ataques caracterizados por movimentos de mastigação da mandíbula com salivação, que se tornam mais freqüentes e graves.
Cutânea:É a forma mais benigna da doença, quando os sinais comprovados são unicamente na pele (vesículas e mesmo pústulas), ou mucosas, aparecendo conjuntivites serosas breves, tendo evolução para cura rápida sem maiores complicações.
Tratamento!!preve1
É disponível o chamado Soro Hiperimune (Gama Globulinas específicas), associado aos antibióticos de largo espectro para combate das infeções secundárias concomitantes. Tratamento sintomático, como por exemplo controle do vômito, da gastrite e da conjuntivite que é também oportuno com a finalidade de ser evitado possível complicação como úlcera da córnea e mesmo panoftalmia.
Sinais Clínicos!!
• Mal-estar
• Anorexia
• Depressão
• Febre de 39,5 a 41ºc
• Fenite (descarga nasocular serosa e mucopurulenta).
• Conjuntivite (descarga nasocular serosa e mucopurulenta).
• Pneumonia
• Tosse
• Vômito
• Diarréia
• Ceratoconjuntivite (descarga ocular serosa e mucopurulenta).
• Cegueira
• Ataques convulsivos
• Alteração comportamentais
• Incoordenação dos movimentos.
• Tremores musculares.
Trasmição!!
• A infecção pelo vírus da cinomose ocorre através da exposição ao
Ar.
• O vírus é eliminado pelos animais infectados em todas as secreções
E excreções do corpo.
• A disseminação do vírus ocorre onde os cães são mantidos em
Grupos.
• A eliminação viral normalmente para 1 a 2 semanas após a
Recuperação do animal.
• O vírus é instável no ambiente. Mas sobrevive poucas horas e não
Mais que alguns dias fora do hospedeiro. Ele é destruído pela
Maioria dos desinfetantes.
Fotos de um pastor alemão com cinomose!
 091119 - Cinomose impede cachorra da raça Pastor Alemão de se locomover - 1 091119 - Cinomose impede cachorra da raça Pastor Alemão de se locomover - 2 

Fonte:
Sos Animais/Center Vet

Blog Widget by LinkWithin

12 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

Hoje é dia 1 de abril de 2011.Perdi meu caozinho hoje para a cinomose,lutamos desde 20/2/2011,dia 20/02 ele estava mancando e levamos ao veterinario e ele disse que poderia ser coluna,tiramos RX ,nao deu nada, passou doxicilina,omeprazol,dipirona mas quando foi dia 13/03 surgiram batedeira no queixo e um tique que repuxava o couro da cabeça,isto foi piorando ate que sabado dia 26/3 ele parou de andar de vez ,paralizou unm lado da cabeça e ja nao reconhecia ninguém ,chorava as vezes,so comia tudo diluido na seringa,viveu 12 anos,2meses e 31 dias,ele foi muito feliz,bem tratado,com amor e carinho.Tomei uma decisão:quero um igual a ele,pretinho,gordinho,com o peito branco e com as patinhas brancas e a pontinha do rabo branca,pois aqui em SÃO Vicente/SP ele era muito querido.Mas aprendi uma coisa,que de tudo que se fizer pelo nosso melhor amigo nunca esquecer de vacinar,como eu fiz.Agora não adianta eu me culpar,já aconteceu,mas não vou nunca mais esquecer de vacinar.Valeu Hinhoff!!foi meu grande amigo.nas minhas vitórias e derrotas sempre esteve comigo,lambeu minhas lagrimas quando chorei,e bricou comigo quando eu estava feliz.Te amo muito!!!um dia nos encontraremos,pois cao também tem alma e espirito.Ah!que saudades!!!

Unknown disse...

eu ja tive e tenho um cão assim mas sempre q nascia naum sei o q dava sempre dava uma doença e morriam todos os filhotes q ficavam comigo mas ai eu me mudei ai os filhotes pararam de morrer ai fiquei com uma cadelinha assim como vc descreveu uma coisa muito interessante q acompanhei é q toda ninhada q eu ia pega um cão como vc descreveu sempre nascia um assim ai hj eu tenho um assim tem por volta de uns 8 ou 9 anos.

Unknown disse...

Oi Guilherme,tudo bem?Li o seu relato,meu Hinhofão tinha 12 anos e 2 meses,era muito saudavel e alegre,so atendia se pedisse licença,por favor,olá.Como se fosse uma pessoa que convivesse comigo,entendia tudo,era muito autoritario,genioso e muito inteligente.Estamos nos recuperando aos poucos,pois afinal foi como um filho.Aprendi a amar os animais depois de tantas decepçoes com os seres humanos e nao me arrependi.Estou desinfectando bem meu apto para adotar outro cao,mas quero assim:Um VIRA LATA das botas brancas,ponta do rabo branca e barriga tambem.Se voce souber de algum me fale.Ate SP eu vou buscar.Obrigado e bom dia!

Anônimo disse...

fico feliz por saber que no mundo de hoje ainda existem pessoas que pesam como eu.também já chorei muito por ter perdido meus amiguinhos cães. a unica coisa que me consola e que tenho certeza que existe o céu dos animais.jocielma 01/09/11

Anônimo disse...

Eu tenho uma cachorra a "pandora" ela está com cinomose, estamos tratando dela a isolamos, damos alimento, remédio e água através da siringa, não tem cachorro igual a ela, cuidadosa muito inteligente e obediente ela é uma Pastora Belga, espero que ela se recupere, poi ela é demais.

Anônimo disse...

oi tenho um poodle com 1 aninho e descobri hoje pela manha que ele esta com cinomose e ja começei o tratamento dele e se DEUS quiser ele vai sair dessa poque ele é um segundo filho para mm ele é muito alegre e bagunçeiro e hoje esta triste e parado,mas nós vamos sair dessa concerteza.

tati disse...

Feliz Natal minha sogra tem uma cachorra PANDORA pastor alemao esta muito dooente amanha e dia de sacrificar ela pois a veterinaria falou q pode ser doença do rato ou do carrapato mas de ambos ela nao apresenta sintomas
,agora comecei a pesquisar e achei essa doença cinomose e bastante coisa ja esta igual ao sintomas dela .Pandora esta totalmente dependente dos outros e de dar do vou ligar para minha sogra e falar para ela perguntar para veterinaria sobre essa doença .fiquem com DEUS TATIANE

Francisco disse...

Hoje, em 20/03/2012, meu coração está em pedaços. Morreu a minha cadelinha tão amada. A falta que ela tá fazendo é dolorida demais. A todo instante, fico me lembrando de suas brincadeiras e da sua presença.
Entre a descoberta da cinomose e sua morte foram apenas 6 dias. Tentei de tudo para salvá-la mas não teve jeito.
Espero que DEUS me reserve um reencontro com ela.
Adeus meu amor.

Anônimo disse...

dicas que salvou minha cachorra de 1 ano,hoje com 5 anos,nem sequela ficou.2 gotinhas de uma erva chamada confrey,nas narinas para ela respirar todos os dias,uma colher de saião dia sim dia ñ é antibiotico para o pulmão.todos os dias a casca de legumes cru batido no liquidificador jogue um caldinho de carne para dar sabor.nessa sopinha coloque 1 gota de querozene,para matar o viros.erva de santa maria,com meio copo de agua e 10 gotas de creolina 2 vezes por dia.linoplus 1 colher de sopa todo dia a erva de santa maria é 2ml.boa sorte. tel 27753918 mara.marla-regina@hotmail.com

Anônimo disse...

oi clarine,recebi seu imail seu caso ta com emergencia meu nome no skypegina59211 por camera vai ser melhor,ou me tel. 21 27753918,tem que ser rapido,mandei o imail

Anônimo disse...

Uma cadelinha que peguei na rua há 2 semanas morreu hoje. O veterinário e eu decidimos pela eutanásia, pois ele disse que ela estava com cinomose na fase cutânea e que iria evoluir até a sua morte. Quando a peguei ainda estava esperta, mas de 1 semana pra cá não comia mais espontaneamente, estava coberta de pústulas e gemia muito à noite. É muito triste pois já estava me apegando à ela.

Anônimo disse...

BOM DIA! Minha cadelinha Lolly esta com cinomose , mais eu nao vou desistir de salvar ela , me ensinaram a dar ERITROMICINA, SINVASTATINA , ANTITOXICO, e estou dando a veterinaria passou tb LEXIN , e PREDIDERM , alem disso estou dando soro , de quiabo , vitamina A , figo mal passado , e mto amor e carinho ...
Eu nao vou desistir dela , e peço a Deus todos os dias para q ela fique boa e volte a brincar e ser feliz como antes !!

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.