O Labrador Retriever, ou simplesmente Labrador, é originário de Newfoundland ou Terra Nova, na costa oriental do Canadá, onde era utilizado pelos pescadores para puxar as redes para a terra. Para evitar que fosse confundido com outra raça da região, o Newfoundland (bem maior e mais pesado que o Labrador), era chamado simplesmente de Labrador.
Das costas canadenses, foi introduzido na Inglaterra aproximadamente em 1830, onde, em função de seu excelente faro, ganhou novas atividades, sendo considerado excelente como cão de caça. É um retriever por natureza, ou seja, atua em dupla com o homem durante as caçadas, esperando o dono atirar na ave para depois ir buscá-la com rapidez. O cão deve sempre entregá-la intacta. Para cumprir sua tarefa o Labrador é capaz de enfrentar qualquer tipo de obstáculo, seja na terra ou na água, onde por ser um excelente nadador, sai-se muito bem.
O nome "retriever" deve-se ao facto de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida. Existem mais raças na família dos "retrievers", como, o Golden Retriever, o Toller (Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated Retriever, o Chesapeake Bay Retriever ou o Flat Coated Retriever.
São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos.
Segundo o ranking elaborado por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Labrador ocupa a 7ª posição no que se refere à obediência para o trabalho, o que ampliou ainda seu "campo de trabalho. É um excelente guia para cegos e atua como cão farejador à procura de drogas em muitos aeroportos.
Persistente e companheiro é preferido na polícia e nos serviços de alfândega. A única coisa para a qual não é adequado é para cão de guarda, apesar de vigiar com grande atenção, dificilmente pode vir a ser um cão «mordedor», devido ao seu alto limiare de excitação e à sua falta de agressividade.
Exatamente para evitar filhotes despigmentados, os criadores devem estudar, além da saúde, temperamento e aparência dos pais (itens verificados antes de todos os acasalamentos nos canis sérios), a genética de cores dos pais.
Os Labradores pretos são dominantes. A genética é estabelecida por (A_C_).
Os chocolates são A_cc e os amarelos são aa_ _. Os amarelos despigmentados são cães totalmente recessivos (aacc) e tem grandes chances de apresentarem problemas de pele (inclusive câncer, como explicado no item "Aparência").
Para evitar, os acasalamentos recomendados são:
- Entre pretos puros: AACC - só nascerão filhotes pretos.
- Entre pretos (família amarela) e amarelos. a genética dos pretos pode ser AACC (preto puro) ou AaCC (preto com genética para amarelo). Os amarelos devem ser aaCC. Nascerão filhotes pretos e/ou amarelos.
- Entre amarelos de genética aaCC. Só nascerão amarelos.
- Entre pretos (família chocolate) e chocolates. A genética dos pretos pode ser AACC (puro) ou AACc (preto com genética para chocolate). Os chocolates devem ser AAcc. Nascerão pretos e/ou chocolates.
- Entre chocolates com genética AAcc. Nascerão somente chocolates.
Deve-se evitar todo o acasalamento que possa gerar um filhote que tenha genes chocolates e amarelos ao mesmo tempo.
Labrador Retriever!
Por Unknown
Tags:
Cães de Caça,
Curiosidades,
Curiosidades de Cães,
Fotos,
Imagens,
Imagens da Raça,
Retriever do Labrador
1 Pessoa(s) Já Comentaram
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Pessoa(s) Já Comentaram:
Amigo, muito lindo seu blog, adoro cães, tenho duas! Seu link já foi publicado, veja aqui: http://www.linkpremiado.com.br/link/click/id/278
Meu sonho sempre foi trabalhar com animais,principalmente com Pastor Alemão, mas a vida me levou por outros caminhos
Obrigado por nos prestigiar
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
Postar um comentário
Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.