Border Colie!

Resting by Jimmy Tulloch
O Border Collie é um cão de pastoreio e trabalho, desenvolvido pelos britânicos há mais de cem anos. É uma raça portanto relativamente jovem, mas nem por isso suas origens são precisas, isso porque seus ancestrais já exerciam suas funções desde o século XIV. Os primeiros indícios da formação do Border Collie datam de 1570, quando os primeiros exemplares começaram a ser descritos.

O desenvolvimento do Border Collie, ao contrário do que aconteceu com muitasborder2 raças, sempre foi pautado por suas características de trabalho, ou seja, acasalavam-se os exemplares com melhor desempenho para as funções específicas sem tanta preocupação com o seu tipo físico. Talvez seja por isso que até hoje os Borders conservem como principal característica física a aparência rústica. Outro dado que confirma essa  tese é que a grande maioria dos Borders é registrada apenas nos clubes da raça voltados para o desempenho do pastoreio e não dos kenneis gerais. A importância ao desempenho do cão nas suas atividades originais é tão grande que as associações emitem registros de avaliação dos cães para o pastoreio e organizam competições apenas entre os melhores exemplares.
A historia do Border Collie no Brasil é recente, em 1993 um admirador da raça chamado Robert Erwin, importou um casal de cães do pais de Gales e em 1994 em parceria com Erwin um fazendeiro chamado Thomas Baungartner de Inúbia Paulista-SP criou a ninhada nascida do casal de Border Collie importado; sem nenhuma ligação , também em 1994, o pecuarista André Camozzato do Rio Grande do Sul e o Arlindo Stocco de Capão Bonito-SP importaram cães da raça para o Brasil.
Em 1995 Thomas sentiu necessidade de ir mais alem das teorias sobre pastoreio e trouxe para o Brasil um famoso treinador norte-americano Ray Moss para ministrar um curso para seus funcionários e para amigo Carlos Taboga. Em 1997 Ray Moss ministrou seu segundo curso no Brasil com a participação de varias pessoas de todo o país.
A partir de então a raça não parou mais crescer, pecuaristas e criadores se apaixonaram pelo serviço dos Border Collies, se organizaram, fizeram outros cursos, trouxeram outros estrangeiros e mais cães para o Brasil, formando hoje um plantel de nível internacional.O Border começou a ganhar reconhecimento no Brasil após sua participação em comerciais como o do Unibanco e em filmes, como o Babe, o Porquinho Atrapalhado.
Border_Collie_AgilityO primeiro campeonato oficial de pastoreio da historia ocorreu em 9 de Outubro de 1873,em um campo na cidade de Bala no País de Gales, organizado por Mr Richard John Lloyd Price.O evento foi visto por cerca de 100 pessoas contando com 10 cães competindo. 
O primeiro vencedor foi um cão tricolor de nome Tweed conduzido por Mr James Thompson, o dueto era de origem Escocesa.
Após o evento ficou claro que os cães mais hábeis no trabalho, até então denominados “Collie Trabalhador” , eram os que controlavam o rebanho ovino sem fazer movimentos abruptos, assumindo uma postura rente ao chão. Os cães vencedores destas primeiras provas ficariam conhecidos como os "Eye dog".
O Border é, antes de mais nada, um trabalhador. Sua principal característica – pela qual foi selecionado durante tantos anos – é a capacidade de lidar especialmente bem com rebanhos. Em seu país de origem, estima-se que 98% de todas as propriedades rurais utilize cães para auxiliar no trabalho com o rebanho, e grande parte destes cães são borders.
É um cão com extrema vitalidade e uma enorme necessidade de executar tarefas, por isso não é incomum encontrar relatos de borders que, na falta de um rebanho de ovelhas para cuidar, acaba pastoreando patos, crianças... enfim, qualquer coisa que se mova.
Segundo o pesquisador Stanley Coren, autor do livro A Inteligência dos Cães, a raça está em primeiro lugar entre as 133 que tiveram sua inteligência de obediência e trabalho. De acordo com o levantamento, 190 dos 199 juízes participantes situaram o Border entre os dez melhores, o que lhe garantiu a liderança do ranking. border_collie-600
A principal característica do Border ‘em ação’ é o seu chamado ‘power eye’(em português olho de energia). É através de seu olhar ‘penetrante’ que ele consegue, apesar do tamanho, dominar rebanhos com tanta eficiência.
Dependendo do tamanho dos rebanhos os borders trabalham em grupo e através de um treinamento sofisticado e ao mesmo tempo simples, os pastores conseguem que cada cão responda ao seu ‘assobio’ particular e desempenhe assim atividades relacionadas mas independentes dos demais cães.
Os border collies, costumam ter uma doença chamada CEA (Collie Eye Anormaly). Ou seja têm uma anomalia no olho que pode ser grave ou ligeira,sendo fragil a cinomose.
Os borders coolies não são dóceis a outros animais devido a sua genética de pastoreio. Mas com alguns animais se dão muito bem, como Cavalos e coelhos (brancos). Também gosta da companhia de hienas.
A cor mais comum entre os cachorros desta raça é a combinação de branco e preto
O preço desses cães pode variar muito mais se estiver interessado (clique aqui)
Mais informações sobre o padrão da raça (Clique Aqui)
Fotos de cães da raça!!
15260156_2-Filhote-Border-Collie-Florianopolis border_collie border collie 2 2091 4868-Plush-BorderCollie 31859890 71944243_7-BORDER-COLLIE-1000  border2 border collie 1267458725_77411545_1-Fotos-de--filhotes-border-collieborder_collie-600 Border_Collie_Agility what a shame borderCollie border-collie border-collie1
border-collie-nicole-zeug border-collie-puppy-with-bunny1 Border-Collie-Wallpaper-dogs-5313780-1024-768 Breed-Border-Collie dollyrainbowwave1 images images2 images3 jazzball_op_800x710bandwidththeft_op_800x710 P.BorderCollie  Web dogs logo
fonte:Dog Times / Canil Country Ranch / Wikipedia

Blog Widget by LinkWithin

3 Pessoa(s) Já Comentaram:

dê disse...

Eu tenho um Boder, e ele é uma peste!!!
Tem um pique de matar!!! Ele não cansa nunca!!!
Pra ter essa raça tem que ter disposição e muito amor, pois eles não são faceis!!! Porém são extremamente inteligentes e carinhosos!!!
Amo meu boder!!!!

Luiz Otávio disse...

ótima matéria tenho um Border Collie de 9 anos chamado Lobo e é um irmão já ,particularmente é um cachorro muito dócil que procura estar em volta animando as pessoas e acima de tudo é fiel,só tenho elogios a raça collie e ao Lobo pela convivencia.

Portal da Prosa disse...

Excelente trabalho!
Uma matéria realmente pra quem cria e precisa de conhecimento sobre a vida animal.
Parabéns!!

http://tonyranthum.blogspot.com

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.