Hepatite Infecciosa Canina

filhoteex2
A hepatite infecciosa canina é uma infecção viral causada pelo adenovírus canino do tipo1 que caracteriza-se por febre, vômito, diarréia anorexia, aumento da sede, congestão,hemorragia das mucosas, sensibilidade abdominal, relutância a movimentar-se, conjuntivite, uveíte e fotofobia.

preve1É enfermidade infecto-contagiosa própria dos cães, sendo exemplo típico de uma enfermidade bem característica que permaneceu durante muito tempo ignorada, sendo confundida devido seus sintomas com a cinomose. Somente em 1947 foi descrita pela primeira vez como entidade própria. É essa virose denominada resumidamente como HIC, caracterizando-se por uma hepatite e perihepatite fibrinosa, edema da vesícula biliar e em alguns casos por diásteses hemorrágicas. O vírus causa inclusões patognomônicas pela presença de corpúsculos de inclusão nos núcleos das células hepáticas.
Formas Clinicas:::
SUPERAGUDO
Neste, em geral a doença não é diagnosticada senão após a morte do animal, devido sua evolução ultra rápida, sendo os animais encontrados mortos pela manhã após ligeiros sinais de doença na noite anterior. Nestes casos, quase sempre, os proprietários suspeitam de envenenamento.
AGUDO
Os animais mostram apatia, estupor e inapetência, e as vezes também sede intensa. A curva febril exibe dois e no máximo três picos, porém nenhum deles atingindo o máximo de seu pico anterior. Há de certo modo, semelhança com a curva térmica denominada bicúspide que se verifica também na Cinomose. Verificam-se também conjuntivites e hiperemia epiescleral, distinguindo porém daquela relevantemente purulenta e tão resistente a todo tratamento que ocorre na Cinomose.
Como-lidar-com-caes-que-latemTransmissão:
Exposição oronasal.
Ele é encontrado em todos os tecidos sendo eliminado em todas as secreções durante uma infecção aguda.
Ele também é eliminado por pelo menos 6 a 9 meses na urina após a recuperação.
Ele é resistente a desinfecção permitindo a disseminação através de fomites e ectoparasitas.


Tratamento
fa2870cbd74eadaTem especial valor o soro hiperimune (gama-globulinas), quando precocemente aplicado, mesmo tratando-se de soro misto, como o oral existente no mercado de produtos veterinários. Deve ser também precedido ao tratamento sintomático, com medicação reconstituinte para o fígado, além de aplicações parenterais de sôro, além de vitaminas do complexo B. A vitamina K, indicada para melhorar a coagulação do sangue, sua ação ainda depende ainda de demonstração mais eficaz nessa doença.
Prevenção:::
Através de vacinas próprias para a doença.
fonte::: Familia Pet / Center Vet
tosse-dos-canis

Blog Widget by LinkWithin

1 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

Meu cão teve isso,ele esta com os anjos agora,sinto tanto a falta dele

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.