Leptospirose Canina!

cao_doente
3 A leptospirose é uma doença infecciosa, de notificação compulsória, causada pelas bactérias do gênero Leptospira. Apesar de menos freqüente, o cão pode também ser um hospedeiro acidental das outras espécies de Leptospira, como L. gipptyphosa, L. pomona, L. icterohaemorrhagiae e L.bratislava . Leptospira penetra pelas mucosas ou pela pele lesionada.

leptospirose_folheto_1271182524
Transmição!!
A transmissão em cães pode ocorrer por contato direto de animais infectados ou, mais freqüentemente, por transmissão indireta, onde um animal susceptível fica exposto a um ambiente contaminado.
Causa!
A doença é causada principalmente pela urina que os ratos e os camundongos deixam, de preferência próximo a lugares onde encontram algo para comer: restos de comida de cachorros, lixo, ossos etc..
artigo46 Sintomas
Depois de 8-14 dias de contágio, manifesta-se a icterícia, o animal evacua água quase preta, vomita fortemente e morre depois de 3 ou 4 dias.
Os primeiros sinais clínicos observados nos animais doentes são anorexia, apatia, vômito e febre evoluindo para anemia, icterícia, poliúria, polidipsia, diarréia, a urina pode apresentar-se com sangue e aparecem erosões (úlceras) na boca ou língua.
Diagnóstico
emsim-leptospira-interrogans-02 O diagnóstico da leptospirose é estabelecido por:
1. Isolamento do agente por meio da hemocultura ou da urocultura.
2. Sorologia pareada, com uma amostra de soro obtido na fase aguda e outra na fase de convalescença. A soroconversão ou uma diferença de 4 diluições entre a primeira e a segunda amostra indica infecção aguda. Por exemplo, título 100 na fase aguda e 800 na fase de convalescença, para o mesmo sorovar.
3. Na prática, por ser difícil a obtenção de amostras pareadas de soro, a sintomatologia e o título 800 para o sorovar suspeito são altamente sugestivos de leptospirose.
Tratamento
As leptospiras são suscetíveis à maioria dos antibióticos, sendo indicados a penicilina, doxiciclina e tetraciclina entre outros.
Prevenção!!!
Leptospira1 Para evitar a leptospirose, é importante vacinar anualmente os cães. As vacinas múltiplas mais modernas protegem os animais contra até quatro tipos de leptospirose, aqueles que mais frequentemente afetam os cães. No entanto, há vários outros tipos que acometem outras espécies e podem, mais raramente, atingir também o homem e o cão. Na prevenção, também é importante evitar a contaminação da água e alimentos pela urina do rato. Não acumule lixo no interior ou na porta de casa, pois isso atrai os roedores.
rato
fonte:::Web Animal / Reino do Bicho / Pfizer Saude Animal / Saúde Animal

Blog Widget by LinkWithin

3 Pessoa(s) Já Comentaram:

Unknown disse...

muito bom! super importante e informativo... no momento minha pit bull Laila, de 5 anos está c/ essa doença. Prevenção é a solução! Só damos a importancia quendo acontece conosco. Parabens pelo Blog.

Adimin disse...

Vocês precisamm me ajudar!!!
Minha cachorra mastigou o rato e depois ficou com convulções o que eu faço????????
ela vai morrer me ajudem!!!

Anônimo disse...

Gente,meu cão mastigou o rato e ele fez xixi na boca dele,o que eu faço agora? é mais grave que pisar na urina,ou não

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.