Raiva Canina!!!

images
Definição!!
A raiva canina é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, causada por um RNA-vírus da família Rhabdoviridae do Gênero Lyssavirus, e acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive o homem, principalmente pela mordedura de um animal infectado a um hospedeiro susceptível.É uma das principais e mais conhecidas Zoonoses (doenças e infecções que se transmitem entre os animais vertebrados e o homem). Por suas conseqüências seríssimas e por seu caráter incurável, sempre preocupou criadores e pesquisadores do assunto
.
ffoto.phpTransmição!
A raiva é transmitida por meio da saliva dos cães raivosos, que pode já contar os vírus da raiva até 10 dias antes da manifestação dos primeiros sintomas da doença. Por atacar o sistema nervoso, as mordidas no rosto e braços são muito mais perigosas do que as nas pernas.
Rabies

Formas Clinicas!!
Existem 3 tipos de raiva.
Raiva Furiosa: Começa com um período inicial chamado "melancólico" que dura de algumas horas até 3 dias. Neste período o que chama a atenção é a mudança na conduta do cão, que tem seus hábitos totalmente alterados.
Raiva Muda: É o segundo tipo de raiva que pode atacar os cães e todo os sintomas iniciais da Raiva Furiosa são mantidos no seu período melancólico. O cão apresenta-se muito sonolento como se estivesse intoxicado.
Raiva Intestinal: O cão apresenta vômitos, cólicas e gastroenterite hemorrágica, e apesar de não apresentar sinais de agressividade nem paralisia, morre em 2/3 dias. É o tipo mais raro de raiva.
seringaDiagnostico!!
Para assegurar a suspeita clínica de Raiva devemos recorrer, necessariamente, ao diagnóstico de laboratório. No animal sacrificado ou morto podem ser realizados os exames histológicos do Sistema Nervoso Central, provas sorológicas e a identificação do vírus (BEER, 1999).
Para o diagnóstico da Raiva deve ser enviada a cabeça do animal suspeito, o encéfalo inteiro ou fragmentos do tecido cerebral de ambos os hemisférios (córtex, cerebelo e o hipocampo) (TAKAOKA, 2006).
raiva_animal_250x0Tratamento!!
O tratamento da Raiva clinicamente presente parece inútil. Devido ao perigo de infecção para outros animais e para o homem, os animais doentes de Raiva devem ser sacrificados (BEER, 1999).
Prevenção!!
A prevenção como sempre deste tipo de doenças é feita com vacinas proprias para a doença.
cure-for-cancer-virus-2O Virus!!
O vírus da raiva pertence ao gênero dos Lyssavírus, o qual está inserido na família Rhabdoviridae (Rhabdo=bala).
light-virus-1



O vírus da raiva possui pouca resistência ao meio ambiente, podendo sobreviver menos de 24h em uma carcaça a 20C, embora possa sobreviver mais se esta for refrigerada. Esta característica não impede o diagnóstico uma vez que antígenos virais, usados na imunofluorescência podem ser detectados de 5-7 dias a 25C. A luz solar , o ressecamento, o calor e os desinfetantes, formalinas, fenois, halogêneos e mercuriais, podem destruir facilmente o vírus.
Fonte::: Ebah / Portal da Educação / Dog Times
panorama_raiva     raiva_ivan

Blog Widget by LinkWithin

2 Pessoa(s) Já Comentaram:

Maria Mcclain disse...

This blog is too informative and helpful,you should try website to increase visitor.

Anônimo disse...

Com relação ao tratamento: NÃO O SACRIFIQUE, já que ele deverá ser observado por pelo menos 10 dias, durante os quais serão procurados os sintomas da raiva. Caso seja encontrado algum sintoma no cão, será necessário proceder à vacinação, caso contrário, não é preciso tomar a vacina. O TRATAMENTO é paliativo, ou seja, aliviando os sintomas desde o início.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.