Cuidados Básicos Com Os Cães!!

escova Escovação: Mesmo que seu cão tenha pelo curto, a escovação frequente é importante para retirar os pelos mortos, mantendo-os sempre brilhantes e saudáveis.10052009(009)h

Saúde oral: Escovar os dentes dos cães pode parecer, para muitos, uma bobagem sem tamanho, mas os benefícios deste hábito são muito grandes! A longo prazo, o acúmulo de tártaro nos dentes pode causar infecções nas gengivas, podendo, inclusive, causar graves problemas renais. A escovação deve ser feita com escova e pastas dentais próprias para cães.

Ouvidos:Os ouvidos podem ser limpos com algodão embebido em produto específico para este fim. Massageie a orelha, deixe o cão sacudí-la, e seque com outro algodão ou uma gaze limpa e seca.

Olhos: Os olhos devem ser limpos com gaze embebida em soro fisiológico, que ajuda a limpar e umedecer, sem ferir ou irritar.

Banhos: Com escovação frequente, um banho por mês é mais do que suficiente.

pulga carrapato Vermifugação, carrapatos e pulgas: Manter os cães livres de parasitas é extremamente importante para seu bem estar em geral. Pulgas em excesso podem causar irritações sérias na pele, que rapidamente podem progredir para ulcerações e inflamações graves. Já carrapatos podem ser hospedeiros de parasitas que transmitem graves doenças, como a babesiose (doença do carrapato). A utilização de coleiras, sprays e pipetas anti-pulgas e anti-carrapatos é válida, mas nunca devemos nos esquecer que são, literalmente, veneno, que podem intoxicar os cães ou, no mínimo, causar alergias.

Vacinação: O esquema de vacinação do cão inicia-se aos 45 dias de vida, sendo o seguinte:
First dose ----------------------------------- 42 - 45 dias de vida
1ª dose de vacina óctupla ou decupla ---------------- 60 dias de vida
2ª dose de vacina óctupla ou decupla ---------------- 90 dias de vida
3ª dose de vacina óctupla ou decupla --------------- 120 dias de vida
4ª dose de vacina óctupla ou decupla --------------- 150 dias de vida *
anti-rábica ------------------------ 120 ou 150 dias de vida
revacinação anual com vacina óctupla ou decupla e anti-rábica
(*) opcional para algumas raças

dog_food Alimentação

Uma dieta adequada é essencial para que o animal tenha uma ótima saúde e desenvolvimento em todas as etapas de sua vida.
O cãozinho deve permanecer com a mãe até o desmame, ou seja, até 45 dias de vida aproximadamente. Após este período o proprietário deve fazer uma opção de qual tipo de alimentação o animal receberá, optando por comida caseira ou por ração. Sabe-se hoje que o mais indicado para o animal é a administração de ração.
Inicialmente, a mudança de alimentação materna requer certa paciência. O cãozinho deve receber alimentação própria de filhote, a vontade até completar 4 meses de vida; após este período deve receber 3-4 refeições diárias até completar 1 ano de vida e, a partir daí deve receber 2 refeições ao dia com alimentação específica para cão adulto. A água a ser oferecida deve ser filtrada e estar sempre fresca e à vontade para o animal.

fonte: Alvorada Pet Shop / Cão Amor.

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.