YorkShire.

YorkShire  www.racasonline.com (7)Yorkshire é uma raça canina de pequeno porte da família dos terriers.

O yorkshire, de padrão reconhecido hoje, é um cão de pequeno porte, cujo peso não deve ultrapassar 3,1 kg. Seu pêlo é comprido, sedoso e perfeitamente reto, sem ondulações.

Origem e Evolução

O surgimento desta raça está atrelado a fatos históricos ocorridos na Grã-Bretanha, mais precisamente na Escócia, antes de seu reconhecimento oficial. Ao fim do século XI, servos e trabalhadores adquiriram a permissão de criarem cães, porém, seu tamanho não deveria ultrapassar o de um aro metálico de sete polegadas de diâmetro, o que acredita-se ter sido possível fator para o início dos cruzamentos artificias que deram origem às raças posteriormente chamadas de terriers. Nessa época, o cão que passasse sem problemas por este aro, era considerado pequeno o suficiente para não caçar, já que a classe servil à qual perteciam seus donos não tinham o direito à caça de subsistência.

Até o século XVIII, a maioria dos britânicos trabalhava na agricultura, mas com o advento da revolução industrial houve grandes mudanças na vida familiar e muitos, ao lado de seus cães, deixaram o campo para transferirem-se ao Condado de Yorkshire, onde cresceram pequenas comunidades ao redor das minas de carvão, dos moinhos têxteis, e das indústrias de lã.Mais diretamente ligado ao surgimento dos yorkshires, dita uma raça relativamente recente, estão os cruzamentos entre vários cães de pequeno porte já conhecidos desde então, que se aglomeraram junto a seus donos, próximos a estes centros de trabalho. De todas as teorias sabidas, a mais aceita fala de cruzamentos naturais entre black and tan, skye terrier, dandie dinmont e até mesmo maltês, todas tradicionamente conhecidas como caçadoras em tocas, presentes nas regiões de Manchester e Leeds, ocupadas pelo novo cenário surgido, o crescimento urbano.

Nessas comunidades, em destaque a composta pelos operários de West Riding, passaram a serem vistos não apenas como companhia em casa e nas minas de carvão, mas como úteis na caça aos roedores que se escondiam por baixo dos terrenos das casas, e nas competições de bar, nas quais estes caninos disputavam o posto de maior matador em apostas para posteriormente serem vendidos como valiosas peças. Bem sucedido como companheiro e caçador, chamou a atenção de criadores que, entusiasmados, iniciaram um novo processo seletivo, na busca de um melhoramento do padrão e das características de beleza e como rateiro. Estes processos iniciais, acredita-se, foram os que geraram o primeiro cão projetado e produzido com sucesso, cujo comportamento deveria ser corajoso, o tamanho diminuto e a aparência bela.Fisicamente estes cães acabaram por pesar entre 5 e 7 kg e tinham o pêlo macio e rajado como visto na raça moderna.

Exemplar do século XX. Estes já apresentavam-se menores e de pêlo mais liso que seus representantes anteriores.

À criação da específica raça, dá-se o crédito ao cavalheiro inglês Peter Eden, um notável criador da época e respeitado juíz de competições oficiais. De sua posse faziam parte exemplares de palagem longa e acetinada azul e fulva, bem como o ancestral de um dos mais conhecidos Yorkshires de exposição da época, além de ter-lhe sido atribuído o primeiro registro de um Yorkshire no Livro de Criação, sob o nome "terrier escocês de pêlo curto e Yorkshire". No século seguinte ao início do êxodo para as cidades, por volta do ano de 1861, o Yorkshire foi apresentado pela primeira vez à nação inglesa, em Birmingham, quando desfilou como variedade especial de uma outra raça. Alguns anos mais tarde, apareceu em sua primeira exposição canina, foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club, e inserido no Britsh Kennel Club sob o nome de Yorkshire Terrier, cujo primeiro padrão previa dois grupos distintos: um para os exemplares de até 2,3 kgs, preferidos para companhia, e outro para os de até 6 kgs, prediletos para a caça aos roedores. Em 1898, teve o primeiro clube restritamente da raça criado.

Ao fim da Era vitoriana, atingiu ascenção social por ter sido escolhido pela rainha Vitória como seu cão de estimação, passando então a figurar como companhia das senhoras aristocratas e da alta burguesia, que ornamentavam seus animais de acordo com o modelo da roupa que usavam no dia. Nesse momento, o ora caçador eficiente, tornou-se em definitivo um cão de companhia de luxo, como visto modernamente ao lado de celebridades. Foi devido ao seu diminuto tamanho - ele é o menor de todos os terriers - e aparente fragilidade, que o yorkshire, quase sempre chamado de york, manteve sua popularidade no mundo, sendo frequentemente escolhido por pessoas que moram em locais pequenos e apartamentos para serem suas companhias. Em adição ao seu tamanho, sua personalidade também o colocou ao lado de donos que ocupam grandes mansões, não o limitando então, a reduzidos espaços.

O yorkshire terrier como conhecido nos dias mais próximos difundiu-se por todo o mundo. Em 1932, apenas trezentos foram registrados no Kennel Clube Britânico, ao passo que em 1957, este número subiu para 2 313 e em 1970 chegou a ser a raça mais popular da Inglaterra. Na década de 1990, atingiu o ápice de exemplares em lares, ao atingir os 25 665. Contudo, este número reduziu-se próximo da metade em apenas quatro anos. No ano de 2009, foi eleita uma das dez raças mais populares do mundo, em pesquisa ressaltando seu temperamento corajoso, seu companheirismo e o seu tamanho, próprios para companhia sem restrição de idade.

História Recente

A primeira aparição nas exposições foi em 1861, em Birmingham. A primeira inscrição no livro de registros do Kennel Clube foi feita em 1886. Assim, sua história atual tem mais de cem anos. Em 1898, o Kennel Club da Inglaterra, que acabava de ser criado, reconheceu-o com o nome de Yorkshire Terrier

Comportamento e Temperamento

- O Yorkshire terrier é uma raça de cão ativa e participativa.

- Possui um comportamento carinhoso e doce .

- É muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família.

- Adora brincar e participar de atividades divertidas.

- Gosta de receber atenção, principalmente do dono.

- Um comportamento típico desta raça é o andar atrás do dono.

- Quando recebe atenção, costuma retribuir com atitudes amáveis.

- Adapta-se facilmente em locais pequenos como, por exemplo, apartamentos e casas sem quintal. YorkShire  www.racasonline.com (1) YorkShire  www.racasonline.com (2) YorkShire  www.racasonline.com (3) YorkShire  www.racasonline.com (4) YorkShire  www.racasonline.com (5) YorkShire  www.racasonline.com (6)

YorkShire  www.racasonline.com (7) YorkShire  www.racasonline.com (8) YorkShire  www.racasonline.com (9) YorkShire  www.racasonline.com (10) YorkShire  www.racasonline.com (11) YorkShire  www.racasonline.com (12) YorkShire  www.racasonline.com (13) YorkShire  www.racasonline.com (14)

fonte: Wikipedia

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.