Whippet

Whippet www.racasonline (7)O whippet, é um cão pertencente ao décimo grupo (galgos) e é um velocista nato. O whippet é capaz de atingir cerca de 60 km/h.
É muito parecido fisicamente com o greyhound, apesar de ser menor. É também um cão muito ágil e ativo, capaz de percorrer uma grande distância com um pequeno esforço.

Sobre as origens desta raça não existe consenso por parte dos autores que se têm dedicado à história do Whippet. Uns defendem que a sua origem remonta aos tempos dos faraós. Outros são menos ambiciosos e referem que o Whippet é o resultado de cruzamentos do Greyhound com algumas espécies de terrier feitas pelos mineiros e tecelões do norte de Inglaterra nos finais do século XIX. Com estas combinações de raças pretendia-se obter uma espécie de menor porte, mais económica, mantendo contudo as características do greyhound no que respeita à velocidade e aptidão para a caça à lebre e ao coelho. Por isso, o whippet terá sido conhecido como sendo o "greyhound dos pobres". Hoje o seu estatuto é completamente distinto, sendo considerado, ao invés, como símbolo de elite.

A altura do whippet varia de 44 à 51 cm, medidos sempre na altura da cernelha. As orelhas devem ser pequenas.

O Whippet é um galgo inglês de porte mais pequeno do que o Greyhound. É uma das raças de cães mais rápidas, atingindo uns vertiginosos 65 km/h. Chegam a bater o Greyhound em curtas distâncias, mas se derem ao Greyhound tempo suficiente, este bate o Whippet em resistência e velocidade máxima. O Whippet tem de facto sangue de Greyhound, mas também de vários terriers e há quem aponte o Galguinho Italiano como seu antecessor.
O Whippet tinha na altura como papel principal a caça de lebres, mas com a revolução industrial, o panorama alterou-se. Os camponeses migraram para as cidades e levaram consigo os cães que possuíam. Entre várias raças, estava o Whippet, caçador de lebres. Na cidade, a utilidade do Whippet era diminuta. Cedo os operários começaram a fazer corridas com os seus cães, quando perceberam que o Whippet perseguia com a mesma determinação uma lebre falsa e uma verdadeira. As corridas eram de pequeno curso, feitas na rua, onde homens marcavam um circuito com as ferramentas que tinham à mão. As corridas eram acompanhadas de apostas.
O Whippet passou então a ser conhecido como o Greyhound dos pobres, uma vez que estes operários não tinham dinheiro para comprar aquele que se considerava na altura o verdadeiro cão de corrida, o Greyhound. A raça foi contudo crescendo em popularidade devido ao pequeno tamanho e temperamento dócil.
A raça foi tardiamente reconhecida no seu país de origem. Apenas em 1891, o Whippet foi aceite como raça em Inglaterra, quando tinha sido reconhecido dois anos antes pelos norte-americanos.
Hoje em dia, o Whippet é sobretudo um cão de companhia, embora se encontrem muitos exemplares dedicados à caça ou corridas.

Na escala de inteligência elaborada pelo pesquisador Stanley Coren em seu livro   ‘A Inteligência dos Cães’, o Whippet aparece em 51ª posição entre as raças pesquisadas.

Whippet www.racasonline (1)Whippet www.racasonline (2)Whippet www.racasonline (3)Whippet www.racasonline (4)Whippet www.racasonline (6)Whippet www.racasonline (7)Whippet www.racasonline (8)Whippet www.racasonline (9)Whippet www.racasonline (10)Whippet www.racasonline (12)Whippet www.racasonline (13)Whippet www.racasonline (14)Whippet www.racasonline (15)Whippet www.racasonline (16)Tom

fonte:Guia De Raças / Arca de Noé / Wikipedia / Dog Times

Blog Widget by LinkWithin

0 Pessoa(s) Já Comentaram:

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.