Pastor De Shetland!

Pastor De Shetland (3)

O Pastor de Shetland ou Sheltie é uma raça bastante jovem, originada nas Ilhas Shetland, na costa da Escócia, um lugar ‘especializado’ na criação de animais pequenos, como os pôneis de Shetland e as ovelhas pequenas e com focinho preto desenvolvidas no mesmo lugar. No entanto, apesar de sua origem recente ainda pairam muitas dúvidas sobre o seu desenvolvimento. Muitos acreditam que a raça tenha surgido a partir de cruzamentos entre os Border Collie e raças nativas já adaptadas ao pouco espaço e pequena quantidade de alimentos disponíveis. Outros estudiosos no entanto sustentam que os Shelties tenham tido os mesmos ancestrais do Collie acasalados em algum momento com Spitzes, que contribuíram para a redução do seu tamanho.

Embora se pareça muito com o Collie de Pêlo Longo em tamanho reduzido, este não se trata de uma miniatura.

Na raça as cores aceitas são:

Marta

Tricolor

Azul Merle

Preto e Branco (chamado de Bi-Black)

Azul e Branco (chamado de Bi-blue)

É um pequeno cão de trabalho de pêlos longos, com juba e antepeito de pelagem bem farta, a cabeça bem esculpida e expressão doce.

São cães muito inteligentes e que aprendem com rapidez. O Shelties aparecem na a 6ª posição entre as raças mais inteligentes na classificação do livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren. No entanto, a inteligência aguçada não é apenas uma qualidade, podendo se transformar também num problema, já que por sua capacidade de aprendizagem tão desenvolvida, o Sheltie precisa ser exercitado – física e psicologicamente – para que não se torne um cão entediado e consequentemente destrutivo.

Pastor De Shetland (1)Pastor De Shetland (2)Pastor De Shetland (3)Pastor De Shetland (4)Pastor De Shetland (5)Pastor De Shetland (6)Pastor De Shetland (7)Pastor De Shetland (8)

fonte:Wikipedia / Dog Times

Blog Widget by LinkWithin

2 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

Gostei Das Foto,To pensando em Compra um pastor Shetland... Brigado Pelas Dica !!

Urso disse...

Essa última foto é do Cross Creek The Dreamer, o Sony, padreador nos canis Tooonie Sheltie Kennel e Shelties Shelter. Ele é o pai do meu sheltie.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.