TerraNova

TerraNova (5)

O terra-nova é uma raça de cães natural do Canadá. Com pelagem longa e de cores variadas (preto, bronze e landseer), têm como característica a pelagem impermeável, devido ao gosto por água. Acredita-se que é uma das origens do labrador.

É proveniente da província de Terra Nova, Canadá. Nos países de língua inglesa, são conhecidos como Newfoundlands, e apelidados de Newfies.

A origem da raça é incerta, mas ela era usada como cães de trabalho na ilha de Terra Nova no começo do ano 1000 d.C. Terras-novas eram usados para resgates na água e para trabalhos de puxar. A raça quase se tornou extinta; a maioria dos terras-novas dos dias de hoje traçam sua linhagem à apenas um cão com nome de Siki que viveu na década de 1920.

A origem do Terra-Nova ou Newfoundland, é bastante obscura. Alguns historiadores sustentam que o Terra Nova seja originário da ilha de mesmo nome, no noroeste do Canadá e que descende de acasalamentos entre cães dos Piríneus levados para a Terra-Nova pelos pescadores de bacalhau Bascos.TerraNova (1)

Outra corrente afirma que foram desenvolvidos a partir dos partir do acasalamento de cães que lá chegaram entre os séculos XVI e XVIII, principalmente molossos do Tibet e "spaniels" do tipo Clumber. Esses ancestrais talvez expliquem sua estrutura grande e pesada, típica de um cão montanhês, e a agilidade, na água, própria de cães de caça. SALVA-VIDAS. A popularidade dos cães na Ilha era tão grande que, em 1780, o governador Edwards limitou a população canina a um animal por lar, o que incentivou de maneira decisiva a exportação de inúmeros cães para outros países.

De volta à Europa, levados por pescadores de bacalhau, o Terra Nova alcançou grande popularidade na Inglaterra, onde estreou em uma exposição cinófila e participou das primeiras provas aquáticas por volta de 1860. Nesse país, foi fundado em 1886, o "The Newfoundland Club", um dos mais antigos clubes da raça.TerraNova (8)

Segundo muitos historiadores, os primeiros Terra Nova eram de variedade Landseer: branco e preto e, a partir de seleções de acasalamentos, os criadores chegaram ao Terra Nova de cor preta que conhecemos hoje.

Tornou-se famoso pelos salvamentos de marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes da Terra-Nova. Os balneários, em geral proibidos aos cães, abrem-se na Europa para o Terra Nova, que é a única raça com a característica de salvamento de pessoas incluída no padrão oficial. A afinidade com a água, para o que demonstra verdadeira obsessão desde filhote, confunde-se com a própria história da raça.

Além do trabalho como salva-vidas, que lhe rendeu o apelido de ´São Bernardo da Água´, o Terra Nova ainda deu grandes contribuições para a formação de novas raças, entre elas o Labrador e o Golden Retriever.TerraNova (12)

É um cão bem inteligente e que responde bem ao adestramento, mas como todo cão grande, é fundamental que o dono saiba impor, desde cedo, as restrições adequadas a um cão deste porte. Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Terra Nova ocupa a 34ª posição entre as 133 raças pesquisadas.

O terra nova é especiamente adaptado à natação, possui pelagem grossa e oleosa, relativamente impermeável à água, uma imensa força física que o permite nadar arrastando barcos com várias pessoas a bordo até mesmo contra a correnteza, possui menbramas entre os dedos para aumentar seu impulso na água, grandes pulmões e enorme resistência física ao cansaço e ao frio. Até hoje é a raça que mais se destaca como cão de salvamento na água em todo o mundo. Clubes especializados na raça realizam testes de aptidão para evitar que as qualidades naturais do terra nova como salva vidas se percam, estes testes incluem o resgate de pessoas na água e tração de pequenos barcos. Sua grande força física também fizeram dele um bom cão de tração.

Imagens Da Raça:

TerraNova (1)TerraNova (2)TerraNova (3)TerraNova (4)TerraNova (5)TerraNova (6)TerraNova (7)TerraNova (8)TerraNova (9)TerraNova (10)TerraNova (11)TerraNova (12)TerraNova (13)TerraNova (14)TerraNova (15)TerraNova (16)TerraNova (17)TerraNova (18)TerraNova (19)TerraNova (20)TerraNova (21)TerraNova (22)TerraNova (23)TerraNova (24)TerraNova (25)TerraNova (31)

texto fonte: Dog Times / Wikipedia / Seu Cachorro

Blog Widget by LinkWithin

1 Pessoa(s) Já Comentaram:

Jonathan Pinheiro disse...

Eu tenho um cão dessa raça, ele é muito amável, e pratica natação dentro de baldões de água kkk.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.