Shih-Tzu

www.racasonline.com;Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

Em chinês "shih-tzu"significa leão. Na região budista o leão éconsiderado um animal-atributo da divindade; nas pinturas antigas, o próprio Buda era representado, às vezes, junto a um leão. Agora já não há leões na China, nem sequer no Tibet; talvez por esta razão os pequenos cães de aspecto leonino sejam tão apreciados pela população daquelas regiões.

Formados provavelmente na corte do Celeste Império, através do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibet com os antepassados do pequinês contemporâneo, foram importados pela primeira vez à Inglaterra em 1930; desde então, muitos exemplares foram criados com sumo cuidado na Europa. Infelzmente, em alguns casos, foram cruzados com pequineses para obter uma altura menor.

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça de levar a água consigo. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso e nem destrói a casa.

O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.

Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão

fonte:Saúde Animal / Wikipedia

www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;www.racasonline.com;

Blog Widget by LinkWithin

1 Pessoa(s) Já Comentaram:

Cinthia Van de Kamp disse...

Olá, eu tenho um casal de Shih Tzu, Ozzy e Pity, que agora tem uma filhote, a Zizi. Posso confirmar várias destas características, e eles realmente são muito carinhosos e bem tranquilos em comparação a outras raças. Eu recomendo a quem procura por uma raça pequena e que faça companhia.

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.