Weimaraner

Weimaraner (13)Weimaraner ou Braco de Weimar (também conhecido por Fantasma Prateado) é um cão de alguns séculos, pois já aparece numa pintura de Van Dyck do século XVII. Sua origem é contraditória, mas seu país de origem é considerado a Alemanha.

O Weimaraner é um cão bastante antigo, havendo registros da raça já em 1600. A teoria mais aceita quanto à sua origem é de que ele descende de um Braco alemão antigo (não o moderno Braco Alemão de Pelo Curto) e inicialmente encontrava-se exclusivamente nos canis dos duques de Saxônia-Weimar, de onde herdou o nome.

Alguns especialistas afirmam que weimaraner deriva de um cruzamento desejado pelo Grão Duque Carlos Augusto de Weimar, entre um pointer amarelo e uma fêmea de raça não identificada. Streel, ao contrário, sustenta que a raça existia com anterioridade e atribui a sua derivação atual a um processo de albinismo.

A conservação através do séculos, de particularidades congênitas tão típicas, constitui, por certo, uma demonstração da inalterabilidade da raça; pode-se excluir, portanto, a hipótese dum cruzamento eventual e pode-se reconhecer direito de precedência em relação a outras raças alemãs.

Os Weimaraners foram desenvolvidos para realizar diversas modalidades de caça, desde a esportiva até a caça de animais de grande porte como javalis e veados. Inicialmente, atuavam em matilhas rastreando e encurralando a presa até a chegada do caçador.

Durante várias décadas a criação dos Weimaraners era restrita a regiões da Áustria e Alemanha e não havia ‘comércio’ desses cães.
Os criadores trocavam filhotes entre si com o objetivo de fixar um padrão para a raça, que após 1890 foi submetida a uma criação planificada e controlada pelos registros no livro de origem. Depois que o padrão da raça foi registrado, os cruzamentos com outras raças especialmente o Pointer, passaram a ser evitados. Admite-se hoje que o Weimaraner seja, provavelmente, a raça mais antiga entre os cães de aponte alemães.

Weimaraner (1)weimaraner (1)Weimaraner (2)Weimaraner (3)Weimaraner (4)Weimaraner (5)Weimaraner (6)Weimaraner (7)Weimaraner (8)Weimaraner (9)MayaWeimaraner (11)Weimaraner (12)Weimaraner (13)Weimaraner (14)Weimaraner (15)

fonte: Saude Animal / Dog Times / Wikipedia

Blog Widget by LinkWithin

1 Pessoa(s) Já Comentaram:

Anônimo disse...

Eu tenho uma cadela da raça, e conhecer sua origem é muito interessante... adorei!!

Postar um comentário

Comentários Que Não Serão Aceitos:
Com Conteúdo Ofensivo
Com Palavrões
Etc.